Central de ajuda
Entrar
Entrar

O que é Mediação

A garantia da OLX te ajuda caso o produto não tenha chegado, seja diferente do anunciado ou tenha defeitos que não foram informados durante a negociação. Assim que o produto chegar, confira as condições e o funcionamento.

Vale destacar que a garantia da OLX não é um seguro, nem cobre arrependimentos, conforme previsto nos Termos e Condições Gerais da Garantia da OLX e Entrega Fácil. A mediação só é válida para vendidos através da Garantia da OLX.

Dica: Tire fotos ou grave vídeos do produto antes de embalar a venda e após o recebimento da compra. As duas partes terão que apresentar evidências sobre o produto.

Direto ao ponto:

Conheça os processos:

Acordo: As pessoas negociam entre si como resolver a situação, seja alguma compensação de uma parte do valor ou devolução do produto. Menos burocrático e mais rápido!

Mediação: A pessoa que comprou abre uma mediação para que a OLX intervenha. Será preciso que as partes enviem vídeos e fotos que comprovem as condições do produto. Esse processo pode ser um pouco mais demorado.

Importante: Não é possível cancelar uma mediação em andamento. Se a entrega atrasou ou as duas partes chegaram em um entendimento, é preciso entrar em contato em Fale conosco solicitando o cancelamento da mediação.

Prazos:


  • Quando o produto constar como “Entregue”, você tem até 48 horas para iniciar um acordo ou abrir a mediação.
  • O pagamento é liberado automaticamente após 48 horas a partir da entrega. Após a liberação manual ou automática do pagamento não é possível abrir uma mediação.
  • Quando a mediação for aberta, as duas partes terão até 3 dias úteis para comprovar a integridade do produto por meio de fotos, vídeos e/ou prints da negociação.

Como iniciar um processo:

Acordo:

Mediação:

Como acompanhar a mediação:

O processo acontece por e-mail, por isso é muito importante checar se recebeu alguma comunicação sobre o andamento. Quando solicitadas, é muito importante enviar as evidências dentro de 3 dias úteis para que o processo seja concluído mais rápido.

Dica: Confira se sua caixa de entrada tem espaço para receber e-mails e verifique as pastas de lixo eletrônico (SPAM) e excluídos.

Para saber se já foi concluída ou não, siga as orientações:

  • Acesse a aba de compras.
  • Filtre por “Mediações abertas” ou “Mediações concluídas”.
  • Localize a compra em mediação.
  • Verifique o status em “Detalhes da compra”.

Recomendamos as leituras:

Esse artigo foi útil?