O que é Mediação
A garantia da OLX te ajuda caso o produto não tenha chegado, seja diferente do anunciado ou tenha defeitos que não foram informados durante a negociação. Assim que o produto chegar, confira as condições e o funcionamento.
Vale destacar que a garantia da OLX não é um seguro, nem cobre arrependimentos, conforme previsto nos Termos e Condições Gerais da Garantia da OLX e Entrega Fácil. A mediação só é válida para vendidos através da Garantia da OLX.
Dica: Tire fotos ou grave vídeos do produto antes de embalar a venda e após o recebimento da compra. As duas partes terão que apresentar evidências sobre o produto.
Direto ao ponto:
Conheça os processos:
Acordo: As pessoas negociam entre si como resolver a situação, seja alguma compensação de uma parte do valor ou devolução do produto. Menos burocrático e mais rápido!
Mediação: A pessoa que comprou abre uma mediação para que a OLX intervenha. Será preciso que as partes enviem vídeos e fotos que comprovem as condições do produto. Esse processo pode ser um pouco mais demorado.
Importante: Não é possível cancelar uma mediação em andamento. Se a entrega atrasou ou as duas partes chegaram em um entendimento, é preciso entrar em contato em Fale conosco solicitando o cancelamento da mediação.
Prazos:
- Quando o produto constar como “Entregue”, você tem até 48 horas para iniciar um acordo ou abrir a mediação.
- O pagamento é liberado automaticamente após 48 horas a partir da entrega. Após a liberação manual ou automática do pagamento não é possível abrir uma mediação.
- Quando a mediação for aberta, as duas partes terão até 3 dias úteis para comprovar a integridade do produto por meio de fotos, vídeos e/ou prints da negociação.
Como iniciar um processo:
Acordo:
Mediação:
Como acompanhar a mediação:
O processo acontece por e-mail, por isso é muito importante checar se recebeu alguma comunicação sobre o andamento. Quando solicitadas, é muito importante enviar as evidências dentro de 3 dias úteis para que o processo seja concluído mais rápido.
Dica: Confira se sua caixa de entrada tem espaço para receber e-mails e verifique as pastas de lixo eletrônico (SPAM) e excluídos.
Para saber se já foi concluída ou não, siga as orientações:
- Acesse a aba de compras.
- Filtre por “Mediações abertas” ou “Mediações concluídas”.
- Localize a compra em mediação.
- Verifique o status em “Detalhes da compra”.
Recomendamos as leituras: